quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dicas sobre queijos

Já que estamos no inverno que tal uma noite de queijos e vinhos? Para isso é importante conhecer os tipos de queijo e vinhos para escolher variades que agradem ao paladar dos convidados. Hoje vamos falar especialmente de queijos, ok?   Uma dica muito importante neste tema é colocar os queijos sobre tábuas p/ servir mas cada qual com a sua faca, para não misturar aromas e sabores.   
Classificação dos queijos

Queijos Suaves: Gouda, Minas, Petit-Suisse, Serra da Estrela, Mussarela, Itálico, Estepe, Edam e os cremosos, como o Catupiry (que foi o primeiro deles), os requeijões de copo e os mais sólidos.
Queijos Médios: Gruyère, Emmenthal, Prato, Suíço, Caccio-Cavalo, Camembert, Dola e os fundidos, como Cheddar, Brie, Chevre e Tête-de-Moine.
Quejos Fortes: Provolone, Port-Salut, Parmesão, Pecorino, Gorgonzola, Queijo do Reino, Roquefort, Taleggio, Valençay, Tilsit, Tilsit com Kummel (cominho), Limburgo, Pont l'Evêque, Vieux Coantal, Sardo e os chamados queijos de bola. Há ainda os chamados persillés que contém ervas mais ativas e tem um odor muito forte.
Queijos Artesanais: em francês, a palavra para "artesanal" é fermier, que vem escrita após a marca ou o tipo do queijo. Por exemplo: você encontra o Boursin ou Poivre fermier - aquela delícia redonda, envolta em pimentas-do-reino inteiras ou quase inteiras.
 Dicionário dos queijos

Brie - Seu nome vem da província da França chamada de Brie. É um queijo macio, feito de leite de vaca. Tem cor pálida, sabor forte e é bastante forte.
Camembert - Originário da Normandia e o preferido de Napoleão, é um dos queijos mais tradicionais de leite de vaca. O sabor é forte, ligeiramente picante, de consistência macia e cremosa. Tem a casca fina e aveludada, com bolor branco.
Emmenthal - Queijo amarelo, duro e com grandes buracos característicos. Tem um sabor picante, mas não muito forte. Geralmente, é conhecido apenas como queijo suíço.
Gorgonzola - É um queijo da Itália com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.
Gruyère- É amarelo e feito de leite de vaca. Tem consistência bem firme e sabor levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado tede a produzir pequenos buracos.
Mussarela - É um queijo fresco italiano, feito de leite de búfala ou de vaca.
Parmesão - É feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.
Provolone - É um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia. É produzido principalmente nas regiões italianas de Veneto e Lombardia.
Roquefort - É um queijo do sul da França de sabor forte, feito de leite de ovelha. O Roquefort é branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característicos de matiz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico do ácido butílico. 
 Não esqueça dos utensílios:
Tábuas em madeira
Tábua em vidro
Facas apropriadas












Serve Brie
 Cocote p/ queijo Brie

Programe-se e faça a sua noite especial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário